top of page

Reabilitação Neuropsicológica

A Reabilitação Neuropsicológica é um procedimento decorrente da Avaliação Neuropsicológica e visa tratar as dificuldades cognitivas por meio de um planejamento de reabilitação cognitiva e estratégias compensatórias que forneçam assistência especializada ao paciente neurológico. 

 

Como funciona o serviço de Reabilitação Neuropsicológica?


Esse procedimento consiste em conhecer e intervir sobre todos os aspectos da vida do paciente que podem sofrer prejuízo em decorrência das alterações cognitivas e emocionais. 

Após compreender as causas das dificuldades cognitivas é possível ter direcionamento para elaborar um planejamento de reabilitação cognitiva com intervenções específicas para a assistência ao paciente. 

As intervenções acontecem em sessões de 50 minutos e a quantidade de encontros dependerá de cada caso e sua evolução.

Qual o principal objetivo da Reabilitação Neuropsicológica?

 

A principal busca com esse procedimento é desenvolver uma melhor adaptação do paciente ao seu contexto de vida diante da nova condição decorrente das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais. 

O foco da reabilitação consiste em fornecer assistência diante das dificuldades geradas pelo comprometimento cognitivo e as alterações emocionais implicadas neste processo e gerar o melhor nível de funcionamento psicossocial possível ao paciente.

A rede de apoio e familiares participam desse processo?

A família é parte importante do processo de reabilitação do paciente e participa ativamente de acordo com as necessidades de cada caso. 

Intervenções de suporte aos familiares são contempladas no planejamento da reabilitação neuropsicológica.

Se você procura essa forma de assistência, entre em contato e tire suas dúvidas!

reabilitacaoneuropsicologica-pelos-olhos-da-dra-barbara-wilson.png
bottom of page