Atendimento Infantil
O atendimento psicológico infantil pode ser necessário em casos em que a criança manifesta alterações do comportamento no ambiente escolar ou familiar, evidenciando tendências atípicas para o contexto de seu desenvolvimento ou demonstrando algum desconforto emocional que seja pouco compreendido pelos responsáveis.
É importante salientar que a criança também apresenta questões de saúde mental que necessitam de tratamento e os pais devem estar atentos a condição emocional dos seus filhos,
Como ocorre o Atendimento Psicológico Infantil?
O primeiro passo é a consulta inicial com os pais para a finalidade de conhecer a história do desenvolvimento dessa criança, sua rotina e quais as dificuldades que estão sendo apresentadas que levam a busca pelo atendimento psicológico.
A partir disso, a criança passará por sessões individuais e em alguns casos também com a presença dos pais, a depender das necessidades do tratamento.
O profissional iniciará investindo na criação de um vínculo terapêutico com a criança e utilizará de técnicas lúdicas e instrumentos psicoterapêuticos que possam auxiliar a criança a se envolver com o processo psicoterapêutico.
Qual a duração dos atendimentos psicológicos e do tratamento?
Cada atendimento tem duração de 45 à 60 minutos.
A duração do tratamento psicológico é uma variável estabelecida para cada caso, dependendo da demanda e evolução do paciente durante acompanhamento.
De que forma os pais ou responsáveis participam do processo?
Os pais ou responsáveis participam do processo psicoterapêutico infantil do início até seu término e são considerados elementos fundamentais no progresso do paciente infantil.
No início do acompanhamento é realizada a consulta inicial com os pais. Neste momento, será acordado sobre os espaços de feedback ao responsável que serão criados no decorrer do tratamento.